Vendas orgânicas ou com baixo investimento pelo WhatsApp

Descubra como transformar suas redes sociais em vitrines poderosas sem gastar muito.

Hoje em dia, não é preciso gastar muito para começar a vender online. Com um celular nas mãos e acesso à internet, ferramentas como o WhatsApp podem se tornar grandes aliadas de quem empreende na periferia. O melhor: sem precisar de altos investimentos em anúncios ou plataformas complexas.

Aplicativo gratuito e acessível

O aplicativo que usamos para conversar com a família, amigos e, cada vez mais, pra comprar, vender e interagir com clientes pode ajudar a mostrar o seu produto e criar conexão com o público. Nesta matéria traremos dicas poderosas para vender mais com pouco ou nenhum investimento financeiro com o apoio dessa potente rede social.

Foto de perfil profissional

Empreendedora apresentando seu produto no curso em parceria com a CCR. Imagem por: Monomito.

A sua foto, é o primeiro cartão de visitas. Evite imagens desfocadas ou pessoais demais. Prefira uma foto que represente bem o seu negócio, pode ser a sua logo ou até mesmo uma imagem bem enquadrada e bonita do seu produto. Isso transmite profissionalismo e gera confiança logo no primeiro contato.

Descrição que ajuda a vender mais

Bolo apresentado por empreendedora no curso em parceria com a CCR. Imagem por: Monomito.

A descrição do WhatsApp, também pode ser usada com estratégia. Deixe esse espaço com informações sobre o que você vende e como o cliente pode te contatar. Exemplos: “Delícias artesanais feitas com carinho, encomendas pelo WhatsApp” ou “Beleza e autocuidado: agende já seu horário”. Assim, mesmo sem abrir conversa, a pessoa já entende o que você oferece.

Organize seu catálogo no WhatsApp

Letícia Garcia, do time Empreende aí, capturando imagens. Imagem por: Paulo Henrique

Use o recurso de “Catálogo” do WhatsApp Business. Assim, seus clientes conseguem visualizar preços, fotos dos seus produtos e descrições de forma prática, sem precisar perguntar tudo no chat. Além de facilitar para o seu cliente, isso ajudará na sua gestão de tempo. Seja ágil e simpático(a), responda dúvidas, envie áudios curtos e personalize a conversa. As pessoas compram mais quando se sentem acolhidas. 

Mensagem de ausência

Nem sempre você estará online para responder seus clientes. Ative a opção de mensagem de ausência para revisar quando estiver fora do horário de atendimento. Exemplo: “Oi, agradecemos seu contato. Nosso atendimento funciona das 9h às 18h. Assim que disponíveis, entraremos em contato”. Esse cuidado mostra profissionalismo e evita perdas de vendas por falta de resposta imediata.

Grupos ou listas de transmissão para manter a conexão

Empreendedora com seu smartphone na abertura do curso em parceria com a ISOC. Imagem por Nathu Sousa.

Monte um grupo com clientes fiéis ou listas de transmissão para enviar novidades, promoções e lançamentos. Lembre-se: não exagere no envio de mensagens para não gerar desconforto ou incomodar seu público. Para manter a organização no grupo, ative a opção de somente o administrador mandar mensagem. Assim, o foco não se perde e os clientes não ficam recebendo mensagens que não têm a ver com seus produtos. Se alguém demonstrar interesse, direcione a conversa para o particular, onde você pode dar mais atenção e fechar a venda de forma personalizada.

O segredo está na estratégia

Empreendedoras na dinâmica da teia. Imagem por Nathu Sousa.

Com pouco ou nenhum investimento financeiro e muita criatividade, dá para transformar o WhatsApp em um poderoso canal de vendas. O segredo está na estratégia para usar essa ferramenta, criar conexão verdadeira e mostrar sua autenticidade como empreendedor ou empreendedora de quebrada.

E aí, você já aplicou alguma dessas dicas? Segue a gente no Instagram @empreendeaioficial e compartilhe seus resultados. Vamos juntos fortalecer o empreendedorismo nas quebradas.