O projeto Cozinha Multicultural – Empreendendo na Gastronomia inicia oficinas em Uberlândia
Empreendedores da gastronomia dão início a uma jornada de formação e fortalecimento com o curso Despertando o Empreendedor na Gastronomia

Times Empreende Aí e IBRF e empreendedores na 1ª oficina do Cozinha Multicultural. Imagem por Jadiel Fonseca.
O projeto iniciou oficialmente suas atividades em Uberlândia (MG) no dia 15 de setembro, com a primeira oficina do curso “Despertando o Empreendedor na Gastronomia”. O primeiro módulo, Autoconhecimento e Ideação, deu o pontapé inicial da formação, convidando os participantes a refletirem sobre suas habilidades, talentos e sonhos, e a transformá-los em ideias de negócio com propósito. As oficinas são planejadas para serem acessíveis e inclusivas, com linguagem acessível, práticas e conteúdos aplicáveis à realidade dos empreendedores, distribuídos em 8 encontros presenciais que vão do autoconhecimento à gestão eficiente, passando por marketing, finanças e estratégia.
Espaço de aprendizado acessível

Universidade Federal de Uberlândia. Imagem por Jadiel Fonseca.
As aulas acontecem em um espaço estruturado e acolhedor, que proporciona acessibilidade e conforto para todos os participantes. O local possui rampas de acesso, banheiros equipados e espaços amplos, permitindo que cada empreendedor possa se envolver plenamente nas atividades.
Conexão e troca de experiências

Empreendedores na dinâmica da Teia na 1ª oficina do Cozinha Multicultural. Imagem por: Jadiel Fonseca.
A abertura contou com a dinâmica da Teia, o que promoveu a conexão entre os empreendedores, o compartilhamento de histórias, desafios e aprendizados. Esse momento fortaleceu a rede de apoio entre os participantes desde o ínicio. Isso mostra que empreender também é sobre troca, colaboração e construção de caminhos. A abertura contou com a presença de:
- Thauany Cristina, produtora executiva do projeto;
- Juliana Queiroz, comitê de impacto Social da BRF;
- Luiz Augusto, produtor local;
- Leandro Firmo, oficineiro;
- Nelma Lima, monitora;
- Bruno e Larissa, intérpretes de Libras;
- Jadiel Fonseca, videomaker.
Os intérpretes de Libras Bruno e Larissa, garantem que todos os participantes surdos acompanhem o conteúdo com autonomia. O oficineiro Leandro Firmo conduziu as atividades práticas, enquanto a monitora Nelma Lima acompanhou de perto cada aluno, oferecendo suporte personalizado durante as oficinas.
8 oficinas para transformar negócio

Leandro Firmo, oficineiro, Bruno, intérprete de Libras e empreendedores. Imagem por: Jadiel Fonseca.
Serão 8 encontros presenciais, cada um trazendo conteúdos acessíveis, práticos e aplicáveis, que unem cultura, gastronomia e empreendedorismo. Os empreendedores vão aprender a desenvolver produtos, organizar processos, definir público-alvo, estruturar finanças e criar estratégias de crescimento, sempre com foco em negócios de impacto social e cultural.
Parcerias que fortalecem o projeto

Time Empreende Aí e equipe do projeto na 1ª oficina do Cozinha Multicultural. Imagem por: Jadiel Fonseca.
O curso é viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto BRF, apoio da Universidade de Rio Verde (UniRV), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (CIAEM) e Unioeste Rede de Saberes, e realização da Empreende Aí e do Ministério da Cultura (Governo Federal). As primeiras oficinas em Uberlândia mostram que unir conhecimento, prática e propósito gera resultados transformadores, fortalece empreendedores da gastronomia e incentiva o crescimento de negócios locais de forma consciente e inclusiva.
