Quem tenta vender pra todo mundo, não vende pra ninguém. Confira como definir seu público alvo

Vender sem estratégia é como jogar no escuro

Você já teve a sensação de estar se esforçando muito, mas sem ver resultado nas vendas? Às vezes, o problema não está no que você vende, mas em para quem você está tentando vender. Quando nós tentamos falar com todo mundo, acabamos não se conectando com ninguém. Saber quem é o seu cliente ideal é mudar o jogo: te ajuda a criar ofertas certeiras, conteúdos que realmente engajam, campanhas mais estratégicas e um atendimento que faz sentido. Definir o público alvo é um passo essencial para quem quer crescer com planejamento e consciência. Nesta matéria, vamos te mostrar como descobrir quem realmente precisa do seu produto ou serviço, e como falar com essa pessoa do jeito certo.

Entenda o jogo para jogar pra vencer
Antes de iniciar as vendas, é importante entender bem o território onde vai adentrar. Qual é o setor do seu negócio: alimentação, beleza, moda, serviços, educação? E dentro desse setor, quem já joga esse jogo com você? Pesquise: Quais produtos ou serviços são os mais procurados? Quem são seus concorrentes diretos? Como eles se comunicam com o público?Esse mapeamento vai te dar visão mais estratégica, o que vai te ajudar a identificar oportunidades para se destacar, inovar e crescer com mais firmeza.

Não é só um produto, é uma solução: descubra a dor que seu negócio resolve

Empreendedora posando com seus instrumentos de trabalho. Imagem por: Aline Bueno.

Todo negócio nasce para curar uma dor, de algo que incomoda o dia a dia do seu cliente. Que problema o seu produto ou serviço resolve? Um salão de beleza, por exemplo, não vende só corte de cabelo. Ele entrega autoestima, bem-estar e confiança. Já uma marmita saudável não é só comida, é praticidade, saúde e tempo economizado.

Entender qual é essa dor te ajuda a identificar quem a sente com mais força. E é aí que você encontra o seu público-alvo: quem precisa do que você oferece, do jeito que só você sabe fazer.

A pesquisa é a ponte: descubra quem compra de você e por quê

Não tem segredo: para acertar o público, é preciso ouvir as pessoas. Converse com quem já comprou de você: pergunte como conhecerem seu negócio, por que compram, o que mais gostam e o que pode melhorar.

Se ainda está começando, não tem problema. Fale com pessoas que seriam seu público, observe o que elas consomem nas redes, visite a concorrência, monte uma pesquisa simples online. O importante é não ficar no achismo.

Quanto mais você pesquisa, mais entende quem é seu cliente, onde ele tá, o que busca, o que valoriza. E isso muda tudo na hora de vender.

Desenhe seu cliente ideal: nome, rosto e gostos 

Agora que você já entendeu a importância de conhecer seu público, chegou a hora de colocar tudo em prática! Com base nas informações que você pesquisou, comece a desenhar o perfil do seu cliente ideal, aquele que realmente precisa do que você vende.

Aqui vão algumas perguntas para te guiar:

  • Qual a faixa etária do meu público?
  • Onde essa pessoa mora?
  • Qual sua renda média?
  • O que ela faz no dia a dia?
  • Que redes sociais ela usa?
  • Quais problemas ela enfrenta?
  • Como meu negócio pode ajudar?

Responder essas perguntas vai te dar mais clareza para criar campanhas, postagens, promoções e atendimentos que realmente conectam, e vendem.

Seu próximo passo começa aqui

Empreendedoras no encerramento do curso Despertando a Empreendedora. Imagem por: Nathu Sousa

Saber quem é seu público transforma a forma como você fala, vende e entrega seu produto ou serviço. E aqui na Empreende Aí, a gente acredita que informação de qualidade é ferramenta de transformação.

Durante os últimos 10 anos, já formamos milhares de empreendedores das comunidades e, em 2025, vamos formar mais 6 mil pessoas com formações práticas de qualidade e acessíveis. Se você quer continuar aprendendo com a gente, revisite nosso blog, siga a Empreende Aí no Instagram @empreendeaioficial para ficar de olho nos nossos cursos gratuitos. Venha aprender a se conectar com seu público de forma estratégica! Empreender é desafiador e quem conhece o seu cliente, vai mais longe.