Empreender como ato de resistência: entenda como mulheres pretas estão mudando suas histórias com o curso “Despertando a Empreendedora”.

Nas comunidades de São Paulo, elas criam, vendem e vencem. O curso Despertando a Empreendedora apoia o crescimento de empreendedoras pretas.

Desde a primeira edição, o curso “Despertando a Empreendedora” leva formação empreendedora e oportunidades reais para mulheres pretas e periféricas da cidade de São Paulo. Desenvolvido pela Empreende Aí com apoio da Internet Society Foundation e parceria de Magalu e UNISA e mais recentemente IFood, a iniciativa já impactou diretamente a vida de mais de 170 afroempreendedoras de São Paulo. Todo esse impacto é possível através de ferramentas práticas para apoiar o crescimento digital das participantes. 

Por meio de uma metodologia própria, as aulas são desenvolvidas a partir da realidade dessas empreendedoras. Na metodologia, abordamos temas atuais e relevantes do dia a dia do empreendedor como o cuidado do setor financeiro, estratégias de vendas pela internet, comunicação com clientes, utilização das redes sociais como ampliador de vendas e, principalmente, o entendimento do valor do seu próprio trabalho e negócio. 

Empreendedoras da 3° edição do curso na dinâmica Teia

Instituições em prol do impacto  

O projeto conta com o apoio da Internet Society Foundation e com parcerias fundamentais, como a UNISA, que disponibiliza o espaço para a realização das aulas práticas e teóricas. A Magalu, que além de abrir sua plataforma de marketplace com condições especiais de vendas para as alunas, também apoia com visibilidade e conexão com o mercado. E, a partir da terceira edição, a parceria com o iFood trouxe ainda mais potência para o curso, com uma aula magna na sede da empresa, voltada para afroempreendedoras do ramo da alimentação, além de condições especiais em sua plataforma para as empreendedoras que possuem produtos alimentícios. Essas parcerias demonstram como grandes instituições podem contribuir para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo popular e gerar impacto nas comunidades.

Sócios fundadoras da Empreende Aí, parceiros institucionais e premiadas 

Recurso semente, mentorias e novas plataformas de vendas

Para seguir com total apoio as empreendedoras participantes do curso. Ao final de cada edição, o curso oferece mentorias exclusivas com especialistas do mercado, acesso à plataforma de Marketplace da Magalu para que as alunas possam vender seus produtos com condições diferenciadas e recursos sementes de R$1.500,00, para os negócios mais bem estruturados no momento. A cada turma, 3 empreendedoras são premiadas com esse valor para investir diretamente em seus negócios.

Empreendedoras premiadas na 2° edição do curso 

Elas Saem Prontas pra Vender

A importância de uma iniciativa como essa vai muito além do conteúdo das aulas. Ela está na mensagem que transmite: a mulher preta da comunidade é capaz, é inovadora e protagonista. Seu lugar é no centro das decisões com voz ativa e direito a crescer.Os números do projeto são ótimos, mas o que realmente brilha é o que não se mede: é ver cada mulher que chegou desacreditada sair cheia de metas, ideias e sonhos possíveis. Com mais clareza sobre seu negócio e mais confiança em sua potência. Elas saem prontas pra transformar não só a própria história, mas também a da sua família, da sua comunidade e de todas que vêm depois. 

Dados de impacto 

O curso Despertando a Empreendedora já formou 172 mulheres pretas, realizou 20 mentorias com especialistas, entregou R$27.000 em recursos sementes e segue crescendo e expandindo sua atuação em São Paulo. Quando uma mulher preta avança, ninguém fica pra trás.