Pitch de vendas é uma apresentação comercial que tem como objetivo fazer um consumidor, parceiro ou investidor se interessar pelos seus serviços ou produtos através da sua visão de negócio. Desenvolver um bom pitch é uma habilidade importante para todo empreendedor, porque te conecta com o seu público alvo e gera valor ao seu negócio. Listamos abaixo 4 passos importantes para te ajudar a construir uma boa apresentação para levar seu negócio ao próximo nível.
Estude sua audiência e entenda para quem você vai apresentar
Antes de começar a estruturar o seu pitch ou sair falando para qualquer pessoa, é importante saber para qual público você irá apresentar. Um cliente vai se interessar nos benefícios do seu produto ou serviço, enquanto um investidor quer saber mais sobre a rentabilidade do seu negócio, as estruturas, a equipe e como ele pode apoiar neste crescimento. Percebe essa mudança? Estudar o seu público te fará entender as necessidades, o conteúdo, a forma de falar, o tipo de abordagem e muitos outros fatores. Além disso, trará a segurança necessária para você arrasar na sua apresentação.
Qual problema ou necessidade o seu negócio resolve
Todo empreendedor precisa resolver um problema e um bom pitch apresenta essa solução. Se pergunte qual é a necessidade ou problema que o seu negócio resolve e o quanto esse problema influencia no dia a dia da sua audiência. Por exemplo, se você tem um negócio de marmita fitness e que surgiu a partir do aumento do número de pessoas que buscam viver uma vida saudável e não têm tempo de produzirem seus próprios alimentos, traga dados que reforcem o seu impacto nesse dia a dia, como oferecer pacotes exclusivos, adaptar a marmita a rotina, entrega rápida, cardápio variado e outros fatores que contribuem para a rotina desse consumidor. Quanto mais direcionada for a dor que você resolve, fica mais fácil conquistar a audiência para o seu pitch.
Crie e desperte o interesse da sua audiência a partir do domínio sobre o assunto
O segredo está na maneira que você transmite e desenvolve as ideias para seu público, o ideal é que em poucos minutos você consiga deixar claro o que faz, pra quem faz e como faz a diferença. Uma boa apresentação vai criar a conexão necessária para conseguir parcerias, investidores e claro, mais vendas. Grande parte dos empreendedores acreditam que a apresentação precisa ser complexa, mas não, basta ser direta, envolvente e fácil de entender, mas claro, utilizando uma linguagem específica para cada tipo de audiência, teremos um tipo de linguagem para clientes e outro para parcerias, por exemplo.
Liste e destaque os melhores atributos que seu negócio tem a oferecer
Se você sabe exatamente quais são os seus diferenciais, com toda certeza, vai transmitir mais segurança e credibilidade para a sua audiência. Mostrar o que seus produtos ou serviços tem de único destaca a relevância deles para o consumidor. No pitch, você deve listar as características que mostram o impacto, diferencial, potencial de crescimento e muito mais. Aqui estão alguns pontos importantes que podem ser destacados:
- O Problema que você resolve
Qual dor do mercado seu negócio, produto ou serviço soluciona? Assim como no exemplo citado em “Qual problema ou necessidade o seu negócio resolve”, é essencial reforçar por que sua empresa existe e qual impacto ela gera na sua área de atuação. Mostre a urgência desse problema e como sua solução faz a diferença. Quanto mais clara, direta e convincente for sua apresentação, maior será a conexão com o seu público
- Seu diferencial
O que torna seu negócio, produtos ou serviços únicos? A sua história pode ser o maior diferencial do seu negócio.
- Mercado e oportunidade
Existe demanda ou público crescente para o seu nicho? Pesquise por tendências de mercado, analise sua concorrência, se já tiver um negócio analise suas vendas e clientes, veja o que mais vende e o que menos vende.
- Impacto e resultados
Quantas pessoas já foram impactadas? Aqui, você pode aproveitar para trazer cases de sucesso. Não há nada melhor do que dados para fortalecer sua mensagem e tornar sua apresentação mais impactante.
- Potencial de crescimento
Onde você quer que seu negócio esteja em 1, 2 ou 3 anos? Aqui você deve mostrar que seu negócio tem visão de futuro, organização, estruturas e potencial para expandir.
Agora você já tem boas ferramentas para um pitch poderoso, não se esqueça: seja direto, estude seu público e mercado, utilize a linguagem correta e se prepare. Assim, sem dúvidas, você vai romper as barreiras e vai levar o seu negócio aos espaços que almeja.
Na Empreende Aí, você tem a oportunidade de apresentar seu negócio e ainda concorrer a premiações financeiras que podem impulsionar sua jornada empreendedora. Então, fique de olho nas atualizações do nosso blog e nas redes sociais da Empreende Aí para não perder nenhuma novidade. Vem descobrir como transformar seu pitch em uma grande oportunidade!