No mais recente episódio da sétima temporada do Empreenda Cast, os fundadores e diretores da Empreende Aí, Jennifer Rodrigues e Luis Coelho, compartilham a trajetória da escola de negócios que nasceu na periferia de São Paulo, mais especificamente na Zona Sul e, que hoje já impactou milhares de empreendedores em todo o país, em um bate-papo conduzido por Gustavo Passi, anfitrião apaixonado por empreendedorismo, podcast e inovação. O episódio mergulha no que é empreender com impacto social e em como o empreendedorismo nas quebradas move a economia do Brasil.
“A periferia é lugar de potência e não só de escassez”, reforça Jennifer Rodrigues, sócia fundadora da Empreende Aí.
Assista o episódio completo clicando aqui

10 anos de Empreende Aí: aprendizados, superações e conquistas
Durante a conversa, eles relembram os desafios do início, quando sonhavam em criar uma metodologia acessível para apoiar quem empreende, muitas vezes sem acesso a cursos tradicionais de gestão. 10 anos depois, o resultado impressiona: mais de 6 mil empreendedores formados, projetos em diferentes estados e parcerias com grandes organizações públicas e privadas.
“As vivências corporativas que tivemos antes da Empreende Aí trouxeram um repertório muito importante para negociar com empresas parceiras e repassar aos empreendedores. Nada é perdido, tudo vai se encaixando”, diz Luis Coelho, um dos fundadores da organização.
Metodologia acessível e potência periférica

A Empreende Aí construiu uma metodologia exclusiva a partir das próprias experiências dos fundadores, ambos da periferia da zona sul. A escola utiliza linguagem acessível, traduz jargões e oferece ferramentas práticas para pequenos e microempreendedores, permitindo que cada aluno transforme suas ideias em negócios sustentáveis. Os segmentos mais frequentes são moda, alimentação e beleza, mas os sócios contam que a tecnologia, inovação, consultoria e o audiovisual cresce cada dia mais.
O que vem pela frente

O futuro da Empreende Aí inclui o lançamento de dois livros de culinária, um que conta sobre a cultura preta através da gastronomia e o outro que reúne histórias e receitas de imigrantes e refugiados das cidades de Toledo, Rio Verde e Uberlândia. Também vem por aí o desenvolvimento de uma inteligência artificial própria para atuar como mentora 24h, corrigindo atividades e aumentando o engajamento dos alunos, o lançamento está previsto até o início do ano de 2026. Também haverá muito mais vagas para cursos gratuitos. O bate-papo é um convite para quem acredita no poder transformador do empreendedorismo popular e na força das periferias como protagonistas do desenvolvimento econômico e social.
O Episódio já está disponível no YouTube. Não deixe de conferir e conhecer mais sobre a potência das periferias e os próximos passos da Empreende Aí.
