O Dia dos Namorados é uma data especial para celebrar o amor, a cumplicidade, a parceria e os sonhos construídos a dois. Na Empreende Aí, aproveitamos essa data para trazer histórias incríveis de casais que não só compartilham a vida, mas também a jornada empreendedora. Entre desafios, aprendizados e conquistas, esses parceiros mostram como o amor também pode ser combustível para o sucesso.
Dona DÔ’s Doces Presentes: Domênica e Ronaldo
Domênica e Ronaldo se conheceram em uma sala de bate-papo online, chamada black chat da Revista Raça, e logo perceberam a sintonia, unindo coisas em comum como a música e a literatura. A partir dessa conexão, nasceu a Dona DÔ’s Doces, inspirada pela vontade de adoçar a vida das crianças da família, sobrinhos e afilhados. Para eles, o empreendimento se desenvolveu naturalmente, e se fortaleceu com a vitória em um reality show que reconheceu o talento de ambos. Para o casal, a inspiração vem da ancestralidade e do desejo de mostrar que a confeitaria pode ir além do eixo europeu. Entre calmaria e perfeccionismo, aprenderam a dividir tarefas e resolver conflitos com muito diálogo e cumplicidade.
“Um lar com cheirinho de bolo quietinho e uma empresa altamente próspera nos dão cada dia mais orgulho!” afirma o casal, Domênica e Ronaldo, fundadores da Dona DÔ’s Doces Presentes. Entre receitas e conquistas, eles provaram que é possível fazer do afeto o principal ingrediente para crescer. Hoje, se orgulham de poder deixar um legado para o filho e sonham em expandir a marca com franquias afrocentradas em todo o Brasil.
Minha Preta 10: Thaísa e Karen

Thaísa, que morava no Paraná, e Karen, que morava em São Paulo, se encontraram por acaso, enquanto passavam férias no Rio de Janeiro com amigas em comum e, logo, transformaram sua conexão em uma parceria empreendedora. O ateliê Minha Preta 10, herança da falecida sogra de Thaísa, Dona Claúdia Regina, ganhou nova vida nas mãos de sua filha Karen, que desenvolve roupas afro, afro-religiosas e afro-futuristas personalizadas. O ateliê é um espaço de resistência, ancestralidade e representatividade, que já superou desafios como a pandemia e a intolerância.
“…Com diálogo, amor e muuuuita paciência (de ambas), abrimos uma caixinha (problema) por vez”, conta Thaísa, que ao lado de Karen toca o Ateliê Minha preta 10. Foi assim, respeitando o tempo de cada uma, que aprenderam a crescer juntas. O casal concilia suas personalidades diferentes para fortalecer tanto o negócio quanto o relacionamento. Para elas, o maior orgulho é construir uma família unida e um empreendimento reconhecido e respeitado.
Flor Bel Kids: Jônatas e Suzana

Jônatas e Suzana se conheceram por aplicativo de relacionamento e se casaram 1 ano depois. Motivados pelo sonho de empreender, deram vida à Flor Bel Kids durante a pandemia. Com foco em roupas infantis que permitem liberdade para as crianças brincarem, eles começaram produzindo em casa, enfrentando a falta de estrutura mas com muita mão na massa. A rotina do casal envolve divisão clara de tarefas, colaboração mútua e muita paciência para superar os momentos difíceis.
“…Tem momentos que os dois estão sobrecarregados e, nessa hora a paciência é fundamental, respirar fundo, deixar passar algumas coisas e ajudar um ao outro”, afirma Suzana, que empreende ao lado do marido, Jônatas, na Flor Bel Kids. Assim, eles seguem lado a lado, driblando as dificuldades e celebrando cada pequena conquista com amor e coragem. O propósito de gerar empregos e crescer juntos, também os mantém firmes na caminhada. Antes, vendiam na rua, na porta de empresas e faziam os cortes das peças na mesa da mãe da Suzana, hoje, celebram a conquista do próprio ateliê e sonham em ampliar a produção e a geração de renda para famílias em situações vulneráveis.
Miss Bella Pipoca Gourmet: Camila e Cristiano

Camila e Cristiano se conheceram em 2011 em uma sala de bate-papo, sem imaginar que iriam construir juntos uma trajetória de amor e empreendedorismo. Namoraram por 7 anos, ficaram noivos, se casaram e, 5 anos depois, foram presenteados com a Isabella, filha do casal e inspiração para o nome do negócio. A Miss Bella Pipoca Gourmet nasceu da paixão pelo que fazem e do desejo de oferecer um produto de qualidade, que conquista paladares e corações.
“Cada pipoca carrega um pedacinho da nossa história, do cuidado que temos em tudo que fazemos. É como um abraço em forma de doce“, contam os empreendedores Camila e Cristiano, donos da marca Miss Bella Pipoca Gourmet. Para o casal, o negócio é uma extensão da família: feito com carinho, dedicação e o desejo de adoçar o dia de quem consome. A dupla enfrenta os desafios do cotidiano com muita parceria e apoio mútuo, sempre focada em expandir o negócio com inovação e dedicação. Para o casal, empreender junto é um exercício constante de cumplicidade, respeito e sonhos compartilhados.
Amor que inspira e fortalece

Neste dia dos namorados, esses casais mostram que empreender junto é mais que um trabalho: é uma forma de fortalecer vínculos, construir legados e transformar sonhos em realidade. Em um caminho que muitas vezes pode ser solitário, o amor e a parceria se tornam abrigo, força e incentivo para continuar. Que essas histórias inspirem quem acredita no poder do amor e da parceria para mover o mundo dos negócios.
Quer conhecer mais histórias como essas e se inspirar com quem empreende nas quebradas? Continue acompanhando nosso blog, siga nosso Instagram, @empreendeaioficial, e acompanhe iniciativas, cursos, dicas e histórias de quem tá fazendo acontecer!