A beleza de empreender com estratégia: Studio Lover Hair 

Em um pequeno salão no extremo Leste de São Paulo, fios de cabelo se transformam diariamente em obras de arte. Orgânicos, sintéticos ou naturais, cada aplique, lace ou peruca carrega: história, cuidado e identidade. À frente do Studio Love Hair, está Geisa Melo, empreendedora que ressignifica diariamente o cuidado com os cabelos como uma potente ferramenta de transformação social. A Trajetória de Geisa com o empreendedorismo não começou com certezas, mas com perguntas. A principal delas era: como precificar corretamente meu produto e organizar melhor as finanças da empresa? Foi essa inquietação que a levou a se inscrever no curso Despertando a Empreendedora, uma parceria Empreende Aí, Internet Society Foundation (ISOC) e Magazine Luiza. Desde 2023, a ISOC é parceira da Empreende Aí, juntas oferecem conteúdos práticos, mentorias com especialistas, acesso a plataformas de vendas como o marketplace da Magalu, além da premiação financeira de R$1.500,00 para os 10 negócios mais bem estruturados ao final de cada edição do curso.

“A minha maior dor sempre foi precificar meu produto, e saber organizar as finanças da empresa. Por esse motivo quis fazer o curso”, conta a afroempreendedora, moradora do extremo leste e CEO do Studio Love Hair.

Uma jornada de descoberta e fortalecimento

Durante a formação, Geisa encontrou mais do que ferramentas técnicas: um espaço de acolhimento, troca e escuta. Aprendeu sobre organização financeira, gestão de estoque e estratégias de valorização do produto. Mas acima de tudo, fortaleceu sua autoconfiança como uma mulher preta  e empreendedora.

“Minha experiência foi maravilhosa, aprendi muito além do que esperava. O curso realmente abre a mente sobre o que precisa ser feito, como melhorar o faturamento, a valorização do produto… E tudo isso em um ambiente acolhedor”, destaca a empreendedora, que encontrou no curso mais do que esperava.

A evolução foi visível: sua visão sobre o negócio se ampliou, a gestão se tornou mais estratégica e os objetivos passaram a ser construídos com mais clareza.

“Mudou muita coisa. Primeiro, a minha visão como empreendedora, depois as organizações com contas e estoques. Hoje, enxergo meu negócio de outra forma.”, relata Geisa, que passou a tomar decisões com mais estratégia.

Empreendedoras premiadas no encerramento do curso. Imagem por: Nathu Sousa.

Uma rede que impulsiona

O curso também proporcionou uma experiência coletiva. A proposta de formar afroempreendedoras criou uma rede de apoio poderosa e potente, que ajudou Geisa a perceber que não estava sozinha na caminhada empreendedora.

“Com toda essa rede de apoio, você consegue sentir que não está sozinha nessa jornada. E percebe que é possível alcançar os objetivos, mesmo quando não se tem muito dinheiro para investir”, explica Geisa. 

Essa troca com outras empreendedoras trouxe ânimo e motivação para seguir, ajustar rotas e planejar novos passos. Além disso, ao final da formação, Geisa foi uma das premiadas com o valor de R$1.500, mais as mentorias especializadas, reconhecimento que veio como incentivo e combustível para fortalecer o Studio Love Hair.

Geisa Melo no encerramento do Despertando a Empreendedora. Imagem por Nathu Sousa.

Um negócio com impacto e identidade

O  que move a Geisa vai muito além do lucro. Seu propósito é oferecer liberdade, autoestima e representatividade para mulheres negras, por meio de acessórios capilares e serviços de beleza que respeitam e valorizam, cada escolha.

“Sempre foi muito tabu o cabelo afro. Então eu quis mostrar pra sociedade que dá sim pra gente ser loira, ruiva, morena… Independente do que você queira, dá pra ter acessórios que facilitam o dia a dia da mulher”, afirma a empreendedora, que enxerga na beleza uma forma de empoderamento.

De quem viveu para quem quer viver

Empreendedoras no encerramento do Despertando a Empreendedora. Imagem por Nathu Sousa.

Após viver essa transformação, Geisa não hesita em indicar o curso Despertando a Empreendedora para outras mulheres:

“Sempre indico o curso. Passei por lá e sei o quanto abre  a visão de empreender e como fazer isso de forma mais assertiva”, relata Geisa, que encontrou na formação uma virada de chave para empreender com mais segurança.

Geisa Melo é uma das potências que passaram pela Empreende Aí e seguem brilhando em seus territórios, prova viva de que o empreendedorismo negro e periférico é uma ferramenta poderosa de autonomia, geração de renda e mudança social. Quer conhecer mais trajetórias como a dela? Siga a @empreendeai no Instagram e inspire-se com quem está movimentando as quebradas pelo empreendedorismo popular.