Em um pequeno salão no extremo Leste de São Paulo, fios de cabelo se transformam diariamente em obras de arte. Orgânicos, sintéticos ou naturais, cada aplique, lace ou peruca carrega: história, cuidado e identidade. À frente do Studio Love Hair, está Geisa Melo, empreendedora que ressignifica diariamente o cuidado com os cabelos como uma potente ferramenta de transformação social. A Trajetória de Geisa com o empreendedorismo não começou com certezas, mas com perguntas. A principal delas era: como precificar corretamente meu produto e organizar melhor as finanças da empresa? Foi essa inquietação que a levou a se inscrever no curso Despertando a Empreendedora, uma parceria Empreende Aí, Internet Society Foundation (ISOC) e Magazine Luiza. Desde 2023, a ISOC é parceira da Empreende Aí, juntas oferecem conteúdos práticos, mentorias com especialistas, acesso a plataformas de vendas como o marketplace da Magalu, além da premiação financeira de R$1.500,00 para os 10 negócios mais bem estruturados ao final de cada edição do curso.
“A minha maior dor sempre foi precificar meu produto, e saber organizar as finanças da empresa. Por esse motivo quis fazer o curso”, conta a afroempreendedora, moradora do extremo leste e CEO do Studio Love Hair.
Uma jornada de descoberta e fortalecimento
Durante a formação, Geisa encontrou mais do que ferramentas técnicas: um espaço de acolhimento, troca e escuta. Aprendeu sobre organização financeira, gestão de estoque e estratégias de valorização do produto. Mas acima de tudo, fortaleceu sua autoconfiança como uma mulher preta e empreendedora.
“Minha experiência foi maravilhosa, aprendi muito além do que esperava. O curso realmente abre a mente sobre o que precisa ser feito, como melhorar o faturamento, a valorização do produto… E tudo isso em um ambiente acolhedor”, destaca a empreendedora, que encontrou no curso mais do que esperava.
A evolução foi visível: sua visão sobre o negócio se ampliou, a gestão se tornou mais estratégica e os objetivos passaram a ser construídos com mais clareza.
“Mudou muita coisa. Primeiro, a minha visão como empreendedora, depois as organizações com contas e estoques. Hoje, enxergo meu negócio de outra forma.”, relata Geisa, que passou a tomar decisões com mais estratégia.

Uma rede que impulsiona
O curso também proporcionou uma experiência coletiva. A proposta de formar afroempreendedoras criou uma rede de apoio poderosa e potente, que ajudou Geisa a perceber que não estava sozinha na caminhada empreendedora.
“Com toda essa rede de apoio, você consegue sentir que não está sozinha nessa jornada. E percebe que é possível alcançar os objetivos, mesmo quando não se tem muito dinheiro para investir”, explica Geisa.
Essa troca com outras empreendedoras trouxe ânimo e motivação para seguir, ajustar rotas e planejar novos passos. Além disso, ao final da formação, Geisa foi uma das premiadas com o valor de R$1.500, mais as mentorias especializadas, reconhecimento que veio como incentivo e combustível para fortalecer o Studio Love Hair.

Um negócio com impacto e identidade
O que move a Geisa vai muito além do lucro. Seu propósito é oferecer liberdade, autoestima e representatividade para mulheres negras, por meio de acessórios capilares e serviços de beleza que respeitam e valorizam, cada escolha.
“Sempre foi muito tabu o cabelo afro. Então eu quis mostrar pra sociedade que dá sim pra gente ser loira, ruiva, morena… Independente do que você queira, dá pra ter acessórios que facilitam o dia a dia da mulher”, afirma a empreendedora, que enxerga na beleza uma forma de empoderamento.
De quem viveu para quem quer viver

Após viver essa transformação, Geisa não hesita em indicar o curso Despertando a Empreendedora para outras mulheres:
“Sempre indico o curso. Passei por lá e sei o quanto abre a visão de empreender e como fazer isso de forma mais assertiva”, relata Geisa, que encontrou na formação uma virada de chave para empreender com mais segurança.
Geisa Melo é uma das potências que passaram pela Empreende Aí e seguem brilhando em seus territórios, prova viva de que o empreendedorismo negro e periférico é uma ferramenta poderosa de autonomia, geração de renda e mudança social. Quer conhecer mais trajetórias como a dela? Siga a @empreendeai no Instagram e inspire-se com quem está movimentando as quebradas pelo empreendedorismo popular.