Comunicação que vende: estratégias de marketing no Cozinha Multicultural em Uberlândia
Na 7ª oficina, os empreendedores descobriram como fortalecer suas marcas, criar conexões com o público e aumentar suas vendas com criatividade e propósito.

Leandro Firmo, oficineiro e empreendedora na 7ª oficina do Cozinha Multicultural. Imagem por: Jadiel Fonseca.
O Cozinha Multicultural – Empreendendo na Gastronomia segue fortalecendo empreendedores da gastronomia em Uberlândia (MG). No dia 06 de Outubro, o grupo participou da 7ª oficina do curso Despertando o Empreendedor na Gastronomia, que trouxe o tema Marketing e Comunicação, uma etapa essencial para quem deseja expandir seus negócios e fortalecer sua marca no mercado.
Fortalecendo marcas e construindo conexões

Empreendedoras realizando as atividades da apostila. Imagem por: Jadiel Fonseca.
Durante a oficina, os empreendedores mergulharam em estratégias de posicionamento de marca, presença digital e comunicação com o público, para refletir sobre o propósito e a identidade de seus negócios. O oficineiro Leandro Firmo conduziu uma dinâmica leve e participativa, para mostrar que o marketing pode, e deve ser acessível para todos. Os participantes aprenderam a aproveitar ferramentas simples, criar conteúdos atrativos e reforçar o valor de seus produtos com autenticidade e criatividade.
Espaço acessível e colaborativo

Empreendedores se conectando na 7ª oficina do Cozinha Multicultural. Imagem por: Jadiel Fonseca.
As aulas continuam acontecendo nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), parceira do projeto na cidade. O espaço oferece uma estrutura acolhedora, inclusiva e equipada, garantindo conforto e acessibilidade para todos os participantes. A monitora Nelma Lima esteve presente durante todo o encontro, para oferecer suporte nas dinâmicas e auxiliar os empreendedores nas atividades práticas.
Inclusão que amplia vozes
Oficineiro, Leandro Firmo e Lucicleide M. da Silva, intérprete de Libras. Imagem por: Jadiel Fonseca.
A intérprete de Libras Lucicleide M. da Silva acompanhou toda a oficina, para assegurar que os conteúdos fossem compreendidos e vivenciados plenamente por todos os empreendedores presentes. A atuação deles mostra que inclusão é mais do que traduzir palavras, é traduzir possibilidades e garantir que o aprendizado seja verdadeiramente coletivo. A metodologia da Empreende Aí estimula soluções criativas, acessíveis e aplicáveis à realidade dos empreendedores populares, conecta técnica e propósito de forma prática e inspiradora. O Cozinha Multicultural – Empreendendo na Gastronomia é uma iniciativa viabilizada pela Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto BRF, realização da Empreende Aí e do Ministério da Cultura, e apoio da Universidade de Rio Verde (UniRV), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (CIAEM) e Unioeste Rede de Saberes. O curso tem mostrado que comunicar bem é também uma forma de empreender com impacto e transformar ideias em oportunidades.
