Uberlândia (MG), Oficina 6

Oficina de vendas ensina estratégias para impulsionar negócios em Uberlândia

Com dinâmicas práticas e trocas de experiências, empreendedores aprendem a vender com propósito e a conquistar novos clientes.

Leandro Firmo, oficineiro, na 6ª oficina do Cozinha Multicultural. Imagem por: Jadiel Fonseca.

A 6ª oficina do projeto Cozinha Multicultural – Empreendendo na Gastronomia movimentou mais uma vez a cidade de Uberlândia (MG), trouxe um tema essencial para quem empreende na gastronomia: Vendas. A formação gratuita, viabilizada pela Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto BRF e realização do Ministério da Cultura e da Empreende Aí, tem transformado o modo como os empreendedores locais pensam, planejam e fortalecem seus negócios.

Estratégias para vender mais e melhor

Leandro Firmo,oficineiro, Natália dos Santos, intérprete e empreendedores. Imagem por: Jadiel Fonseca.

Durante a oficina, os participantes exploraram técnicas de abordagem, fidelização e comunicação com o cliente, aprenderam que vender vai muito além de oferecer um produto, é sobre gerar valor e construir relacionamentos. Com dinâmicas práticas e trocas de experiências, o grupo aprendeu a definir metas de vendas, organizar promoções, utilizar as redes sociais como aliadas e aprimorar o atendimento ao cliente, um dos diferenciais mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. 

Ambiente acessível e colaborativo

Leandro Firmo, oficineiro, Luiz Augusto, produtor local e empreendedores. Imagem por: Jadiel Fonseca.

As aulas aconteceram na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), instituição parceira do projeto na cidade. O espaço, que oferece infraestrutura adequada e acessível, proporcionou um ambiente acolhedor e inspirador, ideal para a aplicação da metodologia prática e inclusiva da Empreende Aí, que conecta o conteúdo à realidade dos empreendedores populares.

Inclusão e apoio em cada etapa

Leandro Firmo, oficineiro e Natália dos Santos, intérprete de Libras. Imagem por: Jadiel Fonseca.

A condução das atividades ficou por conta do oficineiro Leandro Firmo, que apresentou estratégias aplicadas à rotina dos empreendedores e estimulou o grupo a refletir sobre as melhores formas de se comunicar e vender seus produtos. A monitora Nelma Lima esteve presente para oferecer suporte aos participantes, enquanto a intérprete de Libras Natália dos Santos garantirantiu a acessibilidade total de todo o conteúdo, para assegurar que cada pessoa presente pudesse acompanhar e participar plenamente das dinâmicas e discussões.

Aprendizado que fortalece negócios e histórias

Equipe e empreendedores na 6ª oficina do Cozinha Multicultural. Imagem por: Jadiel Fonseca.

Cada oficina do Cozinha Multicultural representa um novo passo na trajetória dos empreendedores de Uberlândia, que seguem descobrindo caminhos para crescer com autonomia, estratégia e propósito. Mais do que vender, eles aprendem a comunicar seus valores, encantar clientes e fortalecer a gastronomia local, o que mostra o poder do conhecimento e da coletividade na construção de negócios com impacto social e cultural.