Gestão que dá sabor ao crescimento: 8ª oficina encerra ciclo do Cozinha Multicultural em Toledo
No último encontro, os empreendedores aprenderam estratégias para organizar o estoque, evitar desperdícios e manter uma gestão eficiente que fortalece o negócio.

Oficineira, Fernanda Malacoski, Tânia Martins, intérprete de Libras e empreendedores. Imagem por: Maicom Sturm.
No dia 29/10, os empreendedores de Toledo (PR) concluíram mais um ciclo transformador com a 8ª e última oficina do projeto Cozinha Multicultural – Empreendendo na Gastronomia. O encontro trouxe o tema Estoque e Gestão Eficiente, para mostrar que organização também é tempero fundamental para o sucesso de qualquer negócio gastronômico.
Da prática ao planejamento: gestão para crescer com consciência

Empreendedora na 8ª oficina do projeto. Imagem por: Maicom Sturm.
A oficineira Fernanda Malacoski conduziu uma aula focada na importância de controlar insumos, planejar compras, evitar perdas e estruturar processos que geram economia e lucro. Os empreendedores aprenderam técnicas simples e acessíveis para medir demanda, organizar o armazenamento e tomar decisões mais estratégicas no dia a dia. Com apoio da monitora Cristiane Candido, o grupo compartilhou experiências reais, tirou dúvidas e identificou mudanças imediatas.
Acessibilidade presente até o último minuto do ciclo

Oficineira, Fernanda Malacoski, Tânia Martins, intérprete de Libras e empreendedoras. Imagem por: Maicom Sturm.
A inclusão continuou como valor essencial do projeto. Os intérpretes de Libras Thiago Mazzarollo e Tânia Martins acompanharam toda a oficina, assegurando que todos os participantes tivessem acesso integral aos conteúdos, às trocas e aos momentos de celebração coletiva. Essa presença reforça um dos maiores compromissos do Cozinha Multicultural: ensinar, incluir e transformar de forma igualitária.
Encerramento recheado de conquistas, conexões e futuro promissor

Oficineira, Fernanda Malacoski. Imagem por: Maicom Sturm.
Além do conteúdo, o encontro teve espaço para celebração, reconhecendo a trajetória construída ao longo das 8 oficinas. Os empreendedores recordaram aprendizados de marketing, vendas, finanças, planejamento, modelo de negócio e muito mais. Foi um momento de abraçar o caminho percorrido, fortalecer vínculos criados e reforçar a confiança de que cada participante está mais preparado para seguir empreendendo com autonomia e propósito.
Uma iniciativa que transforma a gastronomia em potência e oportunidade

Empreendedoras na 8ª oficina do projeto. Imagem por: Maicom Sturm.
O Cozinha Multicultural – Empreendendo na Gastronomia é realizado pela Empreende Aí, com patrocínio do Instituto BRF, por meio da Lei Rouanet. O projeto conta com suporte local de Isabela Olsen na produção e aulas presenciais realizadas na Unioeste – Rede de Saberes, que acolheu com carinho os empreendedores de Toledo. Com afeto, cultura, acolhimento e formação de qualidade, o ciclo de oficinas chega ao fim, mas a jornada desses empreendedores está só começando.
