Instagram: uma ferramenta potente e gratuita de vendas

O poder das redes sociais

O Instagram deixou de ser apenas uma rede social para se tornar um verdadeiro shopping online acessível a todos. Para empreendedores da quebrada, ele representa uma vitrine gratuita capaz de alcançar centenas de pessoas todos os dias, sem a necessidade de altos investimentos em marketing.

Por que o Instagram funciona tão bem?

Amanda Santos, CEO da AMD Modas no encerramento do Despertando a Empreendedora. Imagem por Paulo Henrique.

Segundo o Relatório Digital 2025 da Data Reported (We Are Social & Meltwater), o Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil, com cerca de 134,6 milhões de usuários ativos. Isso mostra o quanto a plataforma é popular e estratégica para quem quer empreender. A simplicidade no uso e a variedade de formatos, fotos, vídeos, stories e reels, tornam a plataforma uma ferramenta democrática e poderosa para quem está começando um negócio. Além disso, a rede social oferece funções que podem potencializar ainda mais as vendas: o Instagram Shopping, que permite criar uma loja virtual dentro do perfil. As tags de produto, que facilitam a compra direta via post, o link na bio e nos stories, para direcionar clientes para catálogo ou WhatsApp e os Insights, que mostram dados importantes sobre seu público e o engajamento dos conteúdos.

Faça do Instagram sua vitrine

Coffee do curso Despertando a Empreendedora. Imagem por: Paulo Henrique.

Capriche nas fotos e vídeos dos seus produtos. Não precisa de câmera profissional: um celular, boa iluminação natural e criatividade já dão conta pra começar. Mostre detalhes, bastidores e até depoimento de clientes, a fim de gerar uma conexão maior. Stories criam proximidade. Mostre sua rotina, converse com o público, mostre o processo de produção e curiosidades. Isso gera conexão e confiança. O Reels é a ferramenta que mais alcança pessoas novas. Experimente criar vídeos curtos e criativos que mostrem tendências ou até mesmo trends relacionadas ao seu negócio, produto ou serviço. Peça para os clientes postarem fotos usando ou consumindo seus produtos e te marcarem. Esse tipo de prova social fortalece e expande seu alcance e sua marca organicamente.

Transforme seguidores em clientes

Empreendedoras no encerramento do curso Despertando a Empreendedora. Imagem por: Paulo Henrique.

Essa ferramenta potente vai além das curtidas, é uma plataforma de relacionamento. Responder comentários, interagir nos stories, usar legendas que contam histórias, humaniza sua marca e gera confiança. Quanto mais próxima a relação, maior a chance de converter seguidores em compradores e fazer com que eles recomendem seu negócio, o que chamamos de divulgação orgânica.

O próximo passo para crescer

Empreendedoras no encerramento do curso Despertando a Empreendedora. Imagem por: Paulo Henrique.

Embora seja gratuita, a rede exige consistência. Reserve alguns minutos por dia para criar conteúdo, postar com frequência e analisar o que traz mais resultados. Esse esforço ajuda a transformar seguidores em clientes fiéis. Quer aprender ainda mais sobre como usar ferramentas digitais a favor do seu negócio? Confira outras matérias no nosso blog:

Na Empreende Aí, acreditamos que talento da quebrada merece ser visto. Por isso siga a @empreendeaioficial no instagram e não perca a oportunidade de participar dos nossos cursos gratuitos, que incluem módulos de marketing e vendas digitais para fortalecer ainda mais seu negócio.